fbpx

Curiosidades sobre a água

FLUIDO VITAL:

A água compõe entre 70% a 80% do nosso peso corpóreo, mas pode chegar a 90% nos recém-nascidos, devido ao seu metabolismo acelerado. Afinal, todas as denominadas reações bioquímicas dependem desse fluído vital. Por isso, um ser humano pode morrer no prazo de apenas dois dias, sem água.

PARAÍSO DAS ÁGUAS QUENTES:

É o nome pelo qual ficou conhecida a cidade de Caldas Novas, em Goiás. Segundo Cleide Cavalcante (Ag.Estado) essa região possui o maior manancial hidrotérmico do planeta. Dizem que a origem das águas da cidade data de 600 milhões de anos, quando um vulcão, já extinto, ainda estava em completa atividade. Bartolomeu Bueno da Silva, filho do famoso Anhanguera, foi o bandeirante que descobriu essa maravilha da natureza, em 1722, quando estava à procura de pedras preciosas. As águas, entre 35 e 42ºC exercem efeitos extremamente benéficos a quase todos os órgãos do corpo.

O VALOR DA ÁGUA
Apenas uma pequena parte de toda essa água que se vê pode ser aproveitada. Mais de 97% de toda a água do planeta está nos mares, salgada. Não pode ser usada nem para fins industriais, se não for dessalinizada a custos altíssimos.

PORQUÊ SENTIMOS SEDE?
A água que temos em nosso organismo, possui uma enorme quantidade de sódio dissolvido. Quando perdemos líquido pela urina, pelo suor ou ainda na forma de vapor, pela respiração; aumenta a concentração desse mineral no sangue. O cérebro, ao notar o excesso de sódio, estimula a produção de certos hormônios, pela glândula hipófise, que desencadeiam a inconfundível e desagradável sensação de sede.

PORTO FELIZ É MESMO FELIZ!
Essa pequena cidade, no estado de São Paulo, conta com 100% de abastecimento de água (9.499 ligações, todas com hidrômetros) e 97% de esgoto sanitário. O SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz é dirigido por Geraldo Fernandes de Camargo desde janeiro de 1989 e conta com 64 funcionários.

PARA SE PRODUZIR um barril de boa cerveja, é necessária a utilização de 1800 litros de água; ou 2000 litros para cada tonelada de sabão… Entretanto isso não é nada, comparado ao consumo de 250.000 litros, usados na produção de uma tonelada de aço.
Um milhão de litros de água, são gastos para se produzir mil quilos de papel, e 2.750.000 litros para se produzir mil quilos de borracha !!!

VOCÊ SABIA…

Que o Musaranho é o menor dos mamíferos? Ele mede até 10 cm (alguns não passam de 2,5 cm) e pesa cerca de 15 gramas! Mas ataca e devora animais que tem o dobro do seu tamanho e come de 3 em 3 horas o equivalente ao seu próprio peso. Algumas espécies praticamente não dormem para não parar de comer. Ao nascer é menor que uma abelha e vive de um a dois anos. Seu coração bate 1200 vezes por minuto.

×