fbpx

Bebe água suficiente? 8 boas razões para manter uma hidratação adequada

A sua saúde e órgãos vitais agradecem. Saiba porque é que ela é tão necessária ao nosso organismo – e por que os tais 7 ou 8 copos de água por dia podem não ser suficientes.

O nosso organismo é composto por 60% de água, por isso não serão de estranhar as recomendações constantes para nos mantermos devidamente hidratados, como medida básica de saúde e bem-estar. Parece quase um chavão ouvir o nutricionista ou o médico de família, o monitor do ginásio ou o especialista em terapias naturais, falarem sempre do assunto com tanta determinação, mas esses conselhos são mais do que uma frase feita, como lembra um vídeo TED-Ed.

Se sempre ouvimos falar na necessidade de bebermos entre 1,5l e 2 litros por dia, algumas pesquisas elevam a fasquia, variando consoante o sexo, peso e meio ambiente: para as mulheres, as recomendações de aporte diário de água situam-se entre 2l e 2,7l diários; para eles, os valores variam entre 2,5l e 3,7l.

Eis alguns factos interessantes sobre o líquido precioso – que tantas vezes tomamos por garantido, sem nos lembrarmos que há milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a água potável.

– Todos os dias perdemos entre 2 e 3 litros de água através da urina, respiração, transpiração e trânsito intestinal. E é preciso repô-los para que o organismo funcione bem.

– A água lubrifica as articulações para que funcionem eficazmente.

– Regula a temperatura do corpo.

– Abastece o cérebro e espinal medula para que possam manter-se ativos e funcionar corretamente. O cérebro ‘encolhe’ mesmo, ligeiramente, quando estamos muito desidratados.

– Aproximadamente 3/4 do nosso coração e cérebro são compostos por água. Nos pulmões, a percentagem é de 83% e de 31% dos ossos.

– Níveis baixos de água no organismo podem provocar alterações negativas na nossa energia, humor, saúde da pele e levar a dificuldades cognitivas. Há alguns anos, um estudo interessante mostrava que parte das dificuldades cognitivas observadas em idosos não se deviam a problemas de demência e sim à desidratação.

– Pesquisas recentes indicam que uma hidratação adequada pode reduzir o risco de doenças como a diabetes, acidentes cardiovasculares e até contribuir potencialmente para a prevenção de alguns tipos de cancro.

– Se só a ideia de passar a beber mais de 2 litros de água por dia a desmotiva, saiba que 1/5 do nosso aporte diário de água vem de outras bebidas, como chá, café, sumos, e mesmo frutas e legumes. Sim: 90% da composição de vegetais como os brócolos, pepino e morangos é água.

fonte: http://activa.sapo.pt/belezaesaude/saude/2016-04-03-Bebe-agua-suficiente–8-boas-razoes-para-manter-uma-hidratacao-adequada

Foto: Divulgação / Matheus Rodrigues
×